Proteção da saúde do trabalhador
- Normas de Segurança e Saúde Ocupacional.
- Identificação e Mitigação de Riscos.
- Saúde Auditiva do Trabalhador.
- Programas Preventivos.
Proteção da saúde do trabalhador
O principal objetivo de um PCA na indústria é proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR).
O ruído é um dos contaminantes mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais.
O controle do ruído é, por tanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos. Cada vez mais, uma ampla variedade de profissionais compartilham um interesse vital por este problema: técnicos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, oficiais do governo, higienistas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, entre outros.
É possível evitar as lesões do órgão auditivo relacionadas à atividade profissional. Alinhado com a política de SST, o Programa de Conservação Auditiva consiste no desenvolvimento de estratégias que visem proporcionar qualidade de vida no ambiente operacional, preservando a saúde auditiva do trabalhador.